terça-feira, 10 de janeiro de 2012

FENÔMENOS DE BILOCAÇÃO/DESDOBRAMENTO

FENÔMENOS DE BILOCAÇÃO/DESDOBRAMENTO

ERNESTO BOZZANO


O termo Bilocação/Desdobramento pode ser definido como a presença simultânea de uma pessoa em dois lugares diferentes.

Este é um assunto que intriga a muitas pessoas e que está misturado com muitas crenças dogmáticas e misticismos variados é que são citados em muitas religiões do Ocidente ou do Oriente com diversos termos como: desdobramento astral, exteriorização ou emancipação da alma.

Será que é possível o espírito de uma pessoa se desdobrar e poder ir a longas distâncias continentais com a velocidade do pensamento e visitar lugares e pessoas que possui afinidade???

- Para o Materialismo que acredita que existe somente o corpo e não aceita a existência do espírito isto é uma mera fantasia sem nenhum fundamento.

- No Catolicismo se acredita na Bilocação/Desdobramento, pois é um milagre que Deus permitiu a alguns Santos para demonstrar o seu poder e a sua gloria, como aconteceu com São Francisco Xavier é foi muito bem atestado, pois estando na Itália apareceu a Sto. Antônio de Pádua, que se encontrava em Coimbra. Materializou-se em Roma para peregrinas franciscanas.

O outro fato ocorrido foi por volta de 1774, quando Santo Afonso de Ligório, preparando-se para uma Missa, entrou em transe e apareceu ao lado de Clemente XIV, quando ele jazia moribundo no seu leito de morte.

- O Espiritismo sendo uma crença lógica é racional não acredita em milagres ou derrogações das leis naturais, pois busca estudar os fenômenos sobrenaturais.

Na questão 92° do Livro dos Espíritos, tratando do tema:

“Têm os Espíritos o dom da ubiqüidade? Por outras palavras: um Espírito pode dividir-se, ou existir em muitos pontos ao mesmo tempo?”

Responderam os Espíritos:

“Não pode haver divisão de um mesmo Espírito; mas, cada um é um centro que irradia para diversos lados. Isso é que faz parecer estar um Espírito em muitos lugares ao mesmo tempo. Vês o Sol? É um somente. No entanto, irradia em todos os sentidos e leva muito longe os seus raios. Contudo, não se divide.”

Segundo a Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec a Bilocação/Desdobramento pode ocorrer com qualquer pessoa e não precisa ser santo, pois pode ocorre de várias maneiras:

O desdobramento trata-se do processo de exteriorização do perispírito do corpo físico. O perispírito, durante este processo, sempre permanece ligado ao corpo por uma espécie de cordão umbilical fluídico. É importante observar que não é um desligamento do espírito, visto que isto só é possível com a morte do corpo físico.

É um estado de relativa liberdade perispiritual, análogo ao sono, em que podemos agir semelhantemente a um desencarnado, podendo nos afastar a distâncias consideráveis de nosso corpo físico.

Também pode ser parcial, que é quando o perispírito não deixa o corpo físico totalmente (situação na qual as faculdades psíquicas são muito ampliadas) ou total, quando o perispírito deixa o corpo físico. Os portadores desta faculdade têm sonhos vívidos, coerentes e nítidos em que assistem a cenas que, mais tarde, descobrem terem sido fatos reais ocorridos em outros lugares.

"Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus."

(Mt 5:14-16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário